segunda-feira, 9 de julho de 2012

Congresso Internacional de Educação



4º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE GRAMADO
(Profª Marisa Fernanda Cabral)

            Nos dias 7, 8 e 9 de junho, minha colega Islândia, minha irmã e eu participamos do 4º Congresso Internacional de Educação de Gramado. Apesar do frio intenso (- 2ºC), tivemos a oportunidade de participar de 12 palestras, ministradas não apenas por educadores, mas, principalmente, por publicitários e empresários, o que, certamente, teve o poder de aquecer um pouco os nossos pensamentos.
            O tema do Congresso girava em torno da relação entre escola, família e sociedade, focando no que as empresas, atualmente, esperam de nossos estudantes. Algumas colocações foram bem pertinentes, outras nem tanto, para algumas torci o nariz e com outras me emocionei. Sei que nem tudo o que ouvi faz sentido para a realidade dos espaços onde leciono, mas penso que é importante estarmos atentos para as mudanças que estão acontecendo no que diz respeito à educação.
            Muitas perguntas nos foram feitas no evento e, para algumas delas, não obtivemos respostas. Gostaria de compartilhar alguns desses questionamentos com vocês: A atual educação responde a demandas do mercado e da sociedade? De fato, o que a sociedade quer da escola? Que parcerias a escola quer com as famílias? A escola está preparada para lidar com a geração Y? Você é feliz no seu trabalho? Como o uso do tempo preocupa você?
            Não espero respostas para estas perguntas, mas penso que elas poderiam ser um motivo para refletirmos juntos sobre o assunto. A partir de agora, me proponho a aproveitar o espaço do Blog da Escola Concórdia para compartilhar com vocês um pouco das 12 palestras que acompanhei durante o Congresso de Educação. Semanalmente apresentarei uma síntese do que presenciei e gostaria de contar com a participação e comentários de todos. Talvez possamos, a partir destes assuntos, iniciarmos um grupo de discussão. Fica lançado o desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário