quinta-feira, 5 de julho de 2012

Momentos do Recital de Inverno




O filósofo alemão Friederich Nietzsche, certa vez, escreveu que sem a música a vida seria um erro. Em suas palavras, percebia a intensidade contida na combinação das notas, que vão construindo melodias que nos envolvem por inteiro, tocando a emoção, promovendo reflexões sobre o nosso próprio ser. Eis a linguagem que toca, que encanta, faz cantar, dançar, eleva e transcende nossa capacidade racional de leitura da realidade.

Nesta perspectiva, a Escola Concórdia vem apostando em um trabalho intenso no campo musical. Além das aulas de música como componente curricular, é oferecido aos estudantes a possibilidade de cursarem aulas de instrumentos musicais. Atualmente, existem grupos estudando violão, violoncelo, violino, flauta, trompete e trombone. Com o objetivo de compartilhar com a comunidade escolar a riqueza deste trabalho, em especial, dos alunos instrumentistas, foi promovido, no último dia 27 de junho o 1º Recital da Escola Concórdia.
 
Foi um momento de olhar sobre o que se constrói nas oficinas de instrumentos musicais e sobre os avanços de nossos alunos. Nas apresentações, também contou-se com a participação de instrumentistas da ASCARTE - Associação Pró - cultura e Arte de Ivoti - que estudam o instrumento no Instituto de Educação Ivoti. Também há alunos da Escola Concórdia que já participavam das aulas de violino e flauta e agora, inclusive, tem aulas em grupo no IEI. Dia de emoção para as famílias. De escuta sensível e comtemplação da arte para todas as pessoas presentes. 

Nos tempos atuais, estamos cada vez mais envolvidos com a correria do dia-a-dia e cabe perguntar: quantas vezes paramos para escutar quem está ao nosso redor? E para escutar a nós mesmos, ao silêncio e envolver-se, sem pressa, com uma linda melodia musical? Talvez Nietzsche tenha captado isso quando provocou que a arte existe a fim de não morrermos de verdade.

Que a música possa continuar pulsando no coração de todos os estudantes que abrilhantaram o Recital de Inverno, enchendo de emoção e alegria a todos que vieram prestigiar o momento cultural.

"Artistas são amantes da música que não se satisfazem apenas ouvindo-a, mas só se realizam plenamente quando as melodias saem de seus próprios dedos." (Autor desconhecido)
















Nenhum comentário:

Postar um comentário