quarta-feira, 11 de julho de 2012

Educação Fisica: aventurando-se no mundo da imaginação

As aulas de Educação Física nas séries iniciais são esperadas com ansiedade pelos alunos. Esse é o momento de colocar para fora todos os medos, ansiedades, sonhos, desejos. No mundo do faz-de-conta tudo pode, tudo se realiza. Cones, bambolês e bastões viram  guarda-sol, piscina, casas, pirâmides e barcos. Cordas viram objetos de aventura onde o equilíbrio na prancha também está presente.

"A criança é um receptor e um espectador do mundo adulto. Ela é o resultado das relações sociais que vê à sua volta. Só depois de ser espectador a criança se pode transformar em ator, e é isso que ela compreende mais palavras do que aquelas que sabe dizer, compreende mais sinais e gestos sociais do que aqueles que pode exprimir e produzir nas suas interações sociais.
A imitação é uma das chaves do desenvolvimento afetivo e intelectual da criança e caracteriza-se por um duplo processo de integração, um aspecto interior, a que está ligado o componente de representação (psíquico), e por um aspecto exterior, a que se agrega o componente de ação (motor), uma fusão psicomotora que permite igualmente a diferenciação do eu e do outro, ou seja, a tomada de consciência de si e do mundo exterior. (Fonseca, 2008, p.48)

Nas imagens podemos apreciar alguns momentos das atividades.












Professora Rita Quadros Bitencourt

Nenhum comentário:

Postar um comentário