quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Semana da Criança

Nos dias 10 e 11 de Outubro, foram realizadas atividades diferenciadas para os alunos da escola.
Algumas imagens desses dois dias de muita diversão.





terça-feira, 1 de outubro de 2013

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Concerto Didático na Escola



Dia 12.08, os alunos de Pré A ao 6º Ano tiveram a oportunidade
de assistir ao Concerto O Maravilhoso Mundo da Música. Durante
uma hora, ouviram músicas que encantaram a todos, no saguão.
Abaixo, fotos desta atividade:


segunda-feira, 1 de julho de 2013

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Texto coletivo - 3º ano A

 
O texto abaixo foi produzido coletivamente pela turma do 3º ano A, após a realização de atividades referentes aos cuidados que devemos ter com o planeta e o meio ambiente. Os alunos foram convidados a refletir sobre como somos responsáveis pelos espaços que utilizamos e a comparar a diversidade de ambientes que frequentamos em nosso cotidiano. Muito mais do que mostrar lugares com lixo e reforçar que este traz malefícios, precisamos agir e nos sentirmos parte da natureza que nos cerca. Não apenas fazer diagnósticos, mas também interferir positivamente. A turma do 3º ano segue estudando e fazendo no dia a dia a diferença para tornar o mundo um lugar melhor para viver.


Cuidando do nosso planeta

No dia 11 de abril, os alunos do 3º ano A fizeram uma atividade sobre como cuidar do lugar onde vivemos. A professora passou imagens sobre lugares bem cuidados e mau cuidados. Na segunda parte da atividade, os alunos saíram para observar a escola e em seus cadernos registraram o que gostaram e o que não gostaram de ver.

Os alunos escreveram que gostaram dos seguintes aspectos: o pátio estava limpo em sua maior parte, flores bonitas e bem cuidadas, obras de arte nas paredes, corredores limpos, pessoas jogando lixo na lixeira e salas limpas. E o que não gostaram: chicles no chão e embaixo das classes, próximo á cerca da escola foram encontrados lixos, assim como em alguns canteiros e na quadra. ...

Os pontos positivos devem continuar e os negativos têm que mudar, para que tenhamos mais pontos positivos. Assim a escola ficará ainda mais agradável e melhor para estudar.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

"As mãos que liam"








Nas últimas semanas, durante as aulas do Projeto de Português, que ocorrem à tarde, com a professora Paula, os alunos do 7ᵒ ano A e B estudaram o texto “As mãos que liam” de Ilka B. Baurito. Como a história trata de uma menina cega, as turmas fizeram diversos exercícios com os olhos vendados, envolvendo confiança e tato. Após, fizeram a encenação do texto que pode ser conferida pelas fotos acima.


segunda-feira, 22 de abril de 2013


Branca de Neve e seu Príncipe visitaram estudantes na tarde de quinta-feira, 18/04/13.

Karina Sgarbi

Ivoti  - Para mostrar que a Cidade das Flores também é uma cidade de leitores, a prefeitura de Ivoti realiza uma série de ações de divulgação da 31ª Feira do Livro. Ontem, personagens famosos saíram das páginas direto para as salas de aula. Em diversas unidades da rede pública, a Branca de Neve e o seu Príncipe divertiram os alunos. “Essa é uma excelente forma de incentivar o hábito da leitura, principalmente por oferecer esse contato direto com os personagens”, destaca a coordenadora  pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Concórdia, Iricelda Welter Weber.


A ideia de visitar as instituições com os personagens surgiu com a celebração do Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado ontem. A escolha dos personagens se deu pelo bicentenário do lançamento do primeiro conto dos Irmãos Grimm, que são autores de A Branca de Neve. Quem incorporou os protagonistas do conto de fada foram os professores Liane Pereira da Silva, 53 anos, e Gabriel Aloísio Buttenbender, 25.
A diretora do Departamento de Cultura Márcia Funke Dieter destaca que os patronos da feira serão os autores do livro Bom Jardim - Ivoti no palco da História. “Esse livro foi pesquisado há mais de anos por 30 pesquisadores. Todos têm relação com a cidade ou moradores”, detalha.


segunda-feira, 15 de abril de 2013

ESCOLA CONCÓRDIA COMPLETA 22 ANOS

Dia 14.04, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Concórdia completou 22 anos de história. Para comemorar o aniversário, as serventes-merendeiras prepararam bolos deliciosos que foram oferecidos no lanche de sexta-feira e tiveram a aprovação dos estudantes. Parabéns, Concórdia!
 


 

sexta-feira, 22 de março de 2013



Como diz Paulo Freire: “Ensinar exige riscos, aceitação do novo... ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende, ensina ao aprender.”
Sabe-se que para um efetivo aprendizado é necessário que o aluno adquira a percepção da função social do que lhe está sendo ensinado. Desta forma, a Escola Concórdia propicia o acesso ao conhecimento, e, neste momento, inova implementando um PROJETO em que todos os alunos do 6º ano à 8ª série terão uma tarde de aula, sendo dois períodos semanais a mais na disciplina de português e dois na disciplina de matemática em turno contrário. Com isso, pretende-se aumentar a qualidade do ensino, para que nossos alunos possam desenvolver cada vez mais as suas competências e habilidades e tenham muito sucesso em suas vidas.

Ainda no Dia Internacional da Mulher, a professora Islândia, na aula de Ensino Religioso, fez cartões com os alunos da 7ª série A, e foi, juntamente com a turma, entregá-los às mulheres do Supermercado Ivoti e outras que encontravam pelas ruas. Eles relatam que ficaram muito felizes em ver a alegria das mulheres que receberam os cartões e elogiaram os alunos pela iniciativa. Parabéns professora Islândia e turma!

Ser mulher é...

Ser mulher é saber dar o perdão, 
é tentar recuperar o irrecuperável, 
é entender o que ninguém mais conseguiu desvendar.
Ser mulher é não ter vergonha de chorar por amor, 
é saber a hora certa do fim, é esperar sempre por um recomeço.
Ser mulher é ter a arrogância de viver apesar dos dissabores, das desilusões, das traições e das decepções.
Ser mulher é cicatrizar feridas de outros 
e inúmeras vezes deixar as suas próprias feridas sangrando.
Ser mulher é ser princesa aos 20, rainha aos 30, 
imperatriz aos 40 e ESPECIAL a vida toda!”

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

Esta foi a homenagem do Grupo de Amigos da Escola Concórdia (CAC) para o dia Internacional da Mulher, juntamente com uma linda rosa vermelha. 

segunda-feira, 11 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher

Alguns textos de alunos da E.ME.E.F Concórdia a respeito do Dia Internacional da Mulher.
 
 
Mulheres
 
  Mulher precisa cozinhar, mas também namorar. E quando está feliz toca guitarra e gosta de cantar. Quando tem folga vai viajar.
  Depois disso, ela fica cansada, mas tem que lavar roupa. Fica estressada, ouve rock e come chocolate.
  Lava roupa e vai dormir. Quando acorda ela gasta o deu dinheiro e vai curtir.
  Com os amigos ela vai ao shopping. Volta pra casa com o cartão de crédito estourado e ainda vai ouvir swing.
  O marido xinga, ela fica estressada, eles brigam e vão dormir. Acordam e começa tudo de novo.
(Daniel - 7ᵒ Ano A)
 

Como seria o mundo sem as mulheres
 
  As pessoas não iam fazer sexo, e a maioria das pessoas não ia nem existir. Os homens iam ter que aprender a fazer comida e a limpar a casa, e iam ter que ir no shopping. É, seria o maior desastre. Por isso que Deus inventou as mulheres, para ajudar os homens e os homens as mulheres!
(Bruno - 7ᵒ Ano A)
 
Do que as mulheres gostam?
 
  Se o mundo fosse como antigamente, as mulheres iriam gostas de homens românticos, carinhosos, elegantes, que as fizessem felizes só com um olhar.
  Hoje em dia ainda existem mulheres assim, mas para a maioria só “cai a ficha” sobre o que elas realmente querem depois que gostam de um cara que não gosta dela.
  Elas gostam de diversas coisas, de poesia, de ganhar flores, gostam de bombons, também gostam de fazer compras e gastar dinheiro à toa.
  Mas, em geral, a mulher gosta mesmo é de sua família, principalmente seus filhos, para os quais ela dá todo o seu amor, seu carinho e sua atenção.
  As mulheres também são muito unidas, não gostam de unhas mal feitas (certo que tea umas que não se importam) de cabelos quebrados, gostam de estar sempre na moda. E o principal: querem coisas novas desde pequeninas.
  As mulheres são muito confusas, sensíveis, mas gostam de estar sempre em forma (certo, nem todas), mas não dispensam uma batata frita ou um hambúrguer nos finais de semana. Algumas mulheres não gostam de ser esquecidas, e muito menos esquecer alguém, mas, às vezes, são obrigadas a fazer isso.
  Mas apesar de tantos erros e acertos, de tantas decaídas e decepções, a mulher é feliz do jeito que ela vive sua vida!
(Talia - 7ᵒ Ano B)
 
Parabéns à todas as mulheres !

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Primeiros momentos do ano letivo de 2013



Um texto fantástico de Rubem Alves acompanhado
de bonitas imagens dos primeiros momentos
do ano letivo na nossa escola...


Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas

    Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
   Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo.
   Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Rubem Alves







quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Previsão do tempo para 2013 na Escola Concórdia.


Muito calor humano
Energias positivas
Rajadas de comprometimento
Raios de emoção
Brisa de amizade
Acalentos de afeto.

Que não falte a luz, nem sol, nem luar, nem estrelas, nem sabedoria e sonhos para realizar.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Escola Concórdia recebe seus profissionais para o ano letivo de 2013


No dia 18.02, à tarde, os professores e funcionários foram recebidos pela equipe diretiva da escola e participaram de uma gincana. O bom convívio, a reafirmação de valores foi a temática que norteou as tarefas. De forma alegre, os profissionais interagiram e cumpriram cinco desafios. Os colegas novos puderam conhecer o espaço escolar e tiveram a oportunidade de conversar com os profissionais que estão na equipe há mais tempo. Por fim, em círculo, todos cantaram uma canção de valorização da vida. Seguem fotos da atividade.